5 Dicas práticas para melhorar a sua vida rapidamente

Muito se fala em saúde mental hoje em dia. Como todos os temas subjetivos, a saúde mental não é uma ciência exata, muito menos algo facilmente definível. É um campo de conhecimento que depende de uma série de fatores, como autoconhecimento, autogestão de si, momento de vida, princípios morais, etc.

Quando uma pessoa caga regra nas redes sociais, geralmente são comentários sobre o que aquela pessoa curte, o que faz bem a ela; não significa que fará também para outras pessoas. A gente até pega um certo ranço, pois geralmente são comentários superficiais feitos por adolescentes pré-púberes com uma quantidade desmedida de retweets.

Não quero repetir o erro dessa galera ao supor que, o que faz sentido para mim fará sentido para todas as pessoas do mundo. Acredito, contudo, que algumas coisas transcendem os limites do pessoal e podem ajudar qualquer ser humano a se sentir melhor em pouco tempo.

São cargas imediatas de alegria que, se mantidas, trarão alegria a longo prazo também!

Antes de percorrê-las, um adendo: A reação mais imediata a uma sugestão é recusá-la, principalmente se ela foge da nossa zona de conforto. Temos a mania de criar posicionamentos fixos sobre as coisas e não gostamos de abrir mão deles. Gosto de pensar na palavra mindset – nossa predisposição mental a fazer ou pensar algo. Não é fácil, mas, se executarmos ações ativas e conscientes para mudarmos nosso mindset, sempre poderemos transformar um “isso não serve para mim pois não gosto” em um “isso também pode servir para mim, basta eu adaptá-lo à minha vida”.

 

1- Uma hora de leitura por dia

Leia! Leiaaaaa!!Muitas vezes, quando saio do trabalho, sinto o meu cérebro como uma árvore ao redor da qual milhares de vagalumes voam caoticamente. No caminho de casa, passo uma hora olhando para um livro, tentando focar toda a minha atenção naquelas letras. Descendo do ônibus, já sinto como se todos os vagalumes tivessem se reunido ordenadamente ao redor da árvore, formando um espetáculo de luzes.

A leitura “organiza” os nossos pensamentos e nos ajuda a exprimi-los em palavras. Ao colocar o fluxo de pensamentos de outras pessoas na sua cabeça, a leitura desenvolve o seu fluxo de pensamentos. Você desenvolve a capacidade de colocar em palavras precisas o que pensa e sente, conseguindo chegar a raciocínios coerentes e profundos com mais facilidade. Aos poucos, o seu corpo te dirá o que ele sente, e você terá a capacidade para traduzir isso em pensamentos e tomar as devidas atitudes.

Além disso, a leitura faz com que você desenvolva a empatia, te ajudando a se colocar no lugar dos outros e entender de maneira mais ampla a realidade que te cerca. Quando você consegue se colocar mais no lugar dos outros, você entende melhor suas atitudes e descobre mais rapidamente formas de lidar com elas.

 

2- VAMO MALHÁ!

tumblr_osbmpf3w3A1wq47f4o6_400.gif

Trabalhei por 2 anos em agências fazendo conteúdo para clientes da área de saúde e pude perceber alguns padrões. Por exemplo: toda foto de banco de imagem é pelo menos 5% perturbadora. Outra: o primeiro passo para prevenir qualquer doença é praticar atividade física.

A pessoa que não faz atividade física não terá uma saúde física e mental adequada. De forma alguma. Jamais.

Nossa alimentação nos dispõe uma quantidade X de energia. A pessoa sedentária fica com toda essa energia contida dentro de si. A pessoa que pensa muito gastará essa energia pensando em excesso e, muitas vezes, de forma destrutiva. Além, é claro, de a longo prazo passar a ter uma série de problemas que piorarão decisivamente a sua qualidade de vida.

O mais comum de se ouvir em relação à atividade física é que você deve fazer a que melhor se adaptar a você, e é assim mesmo. Nossa rotina nos habitua a gastar essa quantidade X de energia e a repô-la em determinados períodos. O mais comum é gastar a energia ao longo da semana e recuperá-la no fim de semana, mas existem diversas excessões a isso. Você precisa encontrar a atividade que exigirá o suficiente de você para gastar energia e esforço, mas permitirá que você continue tendo energia para o dia a dia.

O jeito mais imediato disso é a academia. Há quem malhe para emagrecer e quem malhe para crescer, mas não existem só essas opções. A academia é a forma mais eficaz de espalhar igualmente a energia para todos os músculos do corpo, de forma que todos ficarão renovados e fortificados, a coluna ficará correta e as glândulas produzirão hormônios de forma saudável e precisa.

Além disso, a academia é um período de 45 a 60 minutos em que você permanecerá focado em uma atividade que exige mais do seu corpo do que do seu cérebro. Muitas vezes, o seu cérebro desligará uma série de válvulas para dar mais atenção ao esforço físico, te colocando num processo meditativo que te deixará mais consciente e centrado em todos os momentos da vida.

Mas tudo isso exige treino e as primeiras semanas são horríveis.

 

3- Vá à praia, ao mato, ao sítio: natureza!

praia

Os carros, o trânsito, o trabalho, a internet, a poluicão, o tempo do semáforo, os trajetos nas calçadas cheias, os obstáculos, as conversas, as pichações, as propagandas e marcas – tudo na cidade nos obriga a pensar o tempo todo, de forma intensa e estressante.

O Brasil é o país com a maior diversidade de ambientes naturais do mundo! Aproveitar esses refúgios para acalmar a mente e desestressá-la é praticamente uma obrigação de qualquer brasileiro. Além das delícias imediatas de estar em meio à natureza, como o ar puro, o céu estrelado, o cheiro de terra e o canto do grilo, estar ali também nos ajuda a perceber que o ambiente em que vivemos cotidianamente não é o único que existe.

Posso falar do Rio de Janeiro: Você nunca vai amá-lo tanto quanto ao mergulhar na praia do Leme e olhar pra trás. Ou quando subir uma das muitas e lindíssimas trilhas e olhá-lo de cima. Ou quando fizer um churrasco no meio da Floresta da Tijuca. Ou quando pegar um carro, enfiar uns amigos e se meter numa ilha paradisíaca ou num sítio isolado.

Acredite – chegar em casa após esse tipo de role e constatar a sorte que temos de morar num país tão rico em natureza é uma sensação que não tem preço e nos deixa felizes por vários dias.

 

4- Cuidado com café, açúcares e estimulantes

café café café

Entenda: ter energia é uma coisa, estar agitado é outra. Muitas vezes estamos cheios de energia, mas uma preguiça, um bode danado nos impede de fazer as coisas. Então pensamos que estamos cansados e que um café, um doce ou um energético nos colocará nos trilhos novamente.

Café, açúcar e estimulantes não nos dão energia, nos dão agitação. Energia vem de uma alimentação correta e uma rotina de exercícios físicos. Agitação pode nos fazer deixar a preguiça de lado e fazer o que precisa ser feito, mas também nos impõe um atabalhoamento que muitas vezes prejudica a qualidade da atividade.

Quanto mais agitados estivermos, menos foco teremos nas coisas. Mais caoticamente voarão os vagalumes ao redor de nossa mente. Mais difícil será termos controle da vida, e mais expostos ficaremos aos erros e fracassos.

OBS.: Não façam como minha amiga Cleotilde. Cleotilde bradava com orgulho que o café já não lhe surtia efeito pois bebia há muitos anos. Cleotilde achava, portanto, que poderia beber quanto café quisesse no horário que fosse, inclusive achava divertidinho beber xícaras à noite. Fazia parte da personalidade dela isso. Cleotilde em pouco tempo começou a ter insônia, e como não queria voltar atrás no seu discurso sobre o café, assumiu para si mesma e para o mundo que tinha problemas para dormir. Seu psiquiatra, mais preocupado em arranjar um paciente premium do que em ajudá-la, ao invés de mandar-lhe cortar o café lhe indicou remédios para dormir. Cleotilde agora toma remédio para dormir com um gole de café, aquela besta estúpida.

 

5- Faça sexo, beije pessoas, tenha dates!

giphy1

Nada descarrega tanta alegria e satisfação quanto conquistar uma pessoa desejada!

Essas coisas não são populares à toa. Há quem diga, com certa razão, que o sexo é a força motriz da sociedade. Pode ser exagero; é claro que algumas pessoas curtem mais do que outras, mas quando o negócio é bom, com proteção, cumplicidade e gosto, rola uma sensação singular de satisfação e alegria.

Não rola sempre. Acumulamos mais frustrações do que vitórias, mas não tem problema nenhum nisso. Precisamos aprender a lidar com a frustração também, e o amor é um bom professor – ainda que não seja o melhor, pois esse título ninguém tira do futebol. Quando rola, geralmente vale a pena e está tudo pago.

Até aqui eu posso não ter atingido uma parcela bastante especial dos leitores: aqueles que não se sentem atraentes o suficiente para manter uma vida sexual ativa. De fato, a vida das pessoas bonitas é muito mais fácil. Muitas vezes o ensejo se resolve numa olhada, numa troca vazia de palavras. Não é assim pra todo mundo. Na verdade, apesar dessas pessoas chamarem muita atenção, elas são pouquíssimas. A maior parte da população as observa com certa afetação, e fica à espera de que o universo a presenteie com uma situação em que alguém de um nível semelhante de beleza* a deixe confortável para empreender um beijo.

*Como penso que é: existem níveis de beleza, que não metrificam a beleza em si, mas se aproximam ou distanciam dos padrões vigentes de beleza. Ninguém é feio; mas muita gente está distante do padrão de beleza – essa é uma realidade que demorará para mudar.

Crie essas situações! Seja uma pessoa agradável, converse amigavelmente com pessoas parecidas com você e naturalmente as coisas vão rolar e você voltará pra casa com um sorrisão de orelha à orelha e um pensamento:

download

Transei.

2 comentários em “5 Dicas práticas para melhorar a sua vida rapidamente”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s