7 Melhores Filmes do Mundo

“O homem rude se contenta, desde que veja algo acontecer; o homem culto quer se emocionar; e só ao homem francamente culto agrada a reflexão.”
– Goethe

***

Este post foi uma gracinha que fiz para uma das pessoas mais maravilhosas do universo, a Carolzinha.

Oi florzinha linda com pétalas de sorriso,

Fiz a lista que você pediu. Dos 20 filmes que mais me marcaram (eu os marco no Filmow), peguei os 6 mais importantes, não só para minha constituição como pessoa, mas também para a história do cinema, do fazer fílmico, e da cultura geral mesmo. Você pode encontrá-los facilmente pela internet.

Pierrot, le Fou (França, 1963)

23-06-PierrotLeFou
Godard inventou uma forma de fazer cinema que influenciou tudo o que foi feito depois dele. Só que, quando a fórmula deu certo, ele a abandonou e começou a fazer filme conceitual. Esse aqui é o auge do Godard “comercial”, fácil e super gostoso de assistir. Romance que serve para você conhecer o Godard, Anna Karina e a Nouvelle Vague em seus auges.

Primavera, Verão, Outono, Inverno, Primavera (Coreia, 2004)

maxresdefault

Kim Ki Duki é o “diretor do silêncio”, é muito mais simbólico do que falado. Dividido em 5 partes em que um monge, que vive isolado em uma cabana de palafita no meio de um bosque, acompanha o crescimento de uma criança que ele tem por discípulo. Simbólico, sensorial, budista e maravilhoso. Esse é meu filme favorito.

Capitão Fantástico (EUA, 2016)

Captain-Fantastic-1024x444
Único filme americano na lista (é também o mais fácil de se assistir), um casal extremamente culto e idealista se muda com seus seis filhos para uma casa no meio do mato e decide criá-los de maneira que eles se tornem adultos extraordinários. Quando precisam ir à cidade, o choque com a cultura urbana gera esse filme bizarramente incrível.

Terra em Transe (Brasil, 1967)

Untitled
Glauber Rocha fez o filme definitivo sobre a política no Brasil em 1967. É considerado o melhor filme da história do cinema brasileiro. Um poeta se une a um político idealista que, pouco a pouco, vai se corrompendo em meio a um golpe.


Você é de esquerda? Escute, idiota. A luta de classes existe. Qual a sua classe?

A Febre do Rato (Brasil, 2012)

a-febre-do-rato
O cara tenta fazer um filme à la Glauber Rocha em 2012 – e é maravilhoso, pois consegue. Um poeta de rua, cujo apelido é “filósofo”, cria um jornal independente chamado Febre do Rato para divulgar suas poesias, reflexões e anarquismo pelas ruas di Récifi.

A Dança da Realidade / Poesía sin Fin (Chile, 2012-2016)

endless-poetry-alejandro-jodorowsky
Meu diretor favorito. Aos 89 anos, Jodorowsky decidiu produzir uma “autobigrafia imaginada”, uma série de 3 filmes misturando sua própria história com circo, filosofia, surrealismo e arte. O ator que o interpreta é seu filho, e ele estabelece diálogos consigo mesmo, além de remontar memórias infantis com surrealismo e arte. É maravilhoso e chocante. É arte pura, viva, e como tal muitas vezes choca, emociona e agride.

poesia-dstk

– Vá e Veja (Rússia, 1985)

01
Ninguém nunca falou com tanta clareza sobre os horrores da guerra. Os russos o fizeram. A proposta é pegar um menino de 13 anos, um pré-adolescente qualquer, nacionalista, sonhador, e acompanhá-lo por uma semana. Só isso. O horror da guerra é transmitido, simbolicamente e na prática, pelo olhar do personagem. É considerada a obra-prima dos filmes de guerra.

***

Não rolou post terça por duas razões: tem me tomado tempo demais viver as histórias que conto para vocês aqui, e meu computador foi formatado e está meio desorganizado. Por isso, recuperei uma mensagem que mandei carinhosamente a uma amiga que me pedira uma lista com meus filmes favoritos.

Eu não precisava dar satisfação, mas acho que uma característica marcante da saudosa blogosfera era a prepotência de achar que os leitores sentirão sua falta.

***

Outra característica saudosa da blogosfera eram os comentários. Por que vocês não comentam? 😦 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s