Os Melhores Filmes do Festival Varilux 2020

Festival 'Varilux Em Casa' oferece 50 filmes franceses de graça no ...

Que delícia – o Festival Varilux de Cinema Francês está disponível gratuitamente neste site aqui. O festival faz uma curadoria com os maiores sucessos franceses dos últimos anos.

São 50 filmes que cobrem todos os estilos e gostos: comédias (“Amor à Segunda Vista”), dramas (“Agnus Dei”), filmes históricos (“A Revolução em Paris” e “Cyrano mon Amour”), thrillers (“Carnívoras”), animações (“Asterix”), e muito mais.

POR QUAIS COMEÇAR?

Se você quiser ir direto para o crème de la crème, vou indicar os melhores filmes que vi até agora. Estou fazendo o #DesafioVarilux, um negócio que lancei pra mim mesmo de ver todos em 90 dias. Separei os melhores para vocês e vou adicionar à medida que vou assistindo. Por enquanto está assim:

1. Agnus Dei

Crítica do filme Agnus Dei | Uma história que finalmente foi ...

O filme mais pesado que você vai ver por um bom tempo. Na Segunda Guerra Mundial, na Polônia, a enfermeira francesa Mathilde descobre que as freiras de um convento foram estupradas por soldados. Muitas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres.

É tristeza, insatisfação e cenas excruciantes por 1h30. Ao retratar a guerra, diretores em geral buscam intensificar os aspectos desprezíveis dos soldados e a injustiça das vítimas. Nesse as vítimas são o mais inocentes possíveis – beatas, virgens, isoladas do convívio social, inteiramente tenentes a Deus. Mas ainda humanas.

É um sofrimento que te constrói empatia. Te faz querer espalhar carinho às pessoas. Mostra o relacionamento das freiras com suas crenças em meio à guerra. A forma como beatas lidam com a perda da virgindade, com o estupro, com a maternidade. Vale muito.

2. Cyrano Mon Amour

Crítica | Cyrano, Mon Amour - Bruno Tavares - Medium

Dezembro de 1897, Paris. Edmond Rostand tenta emplacar a carreira de poeta. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica.

O ator aceita e ele começa a escrever essa peça da qual ele só tem o título: Cyrano de Bergerac. Ao ajudar um amigo a conquistar uma moça, ele se inspira para a criação de versos apaixonados.

Não tem nada que Shakespeare Apaixonado e Moulin Rouge não tenha, mas é sempre uma história agradável de se ver.

3. Um Homem Fiel

Já falei sobre este filme de Louis Garrel aqui.

Um homem cuja mulher abandona pelo melhor amigo, volta a se relacionar com ela 9 anos depois, quando o amigo morre.

4. Abril e o Mundo Extraordinário

Assistir Abril e o Mundo Extraordinário Online - Dublado 2015

Uma animação com traços que lembram Tintin e desenhos antigos, em especial As Trigêmeas. É 1941 em um mundo paralelo em que a ignorância venceu e cientistas são perseguidos pela polícia. Não existe eletricidade, nem nada decorrente disso, e Abril, a filha de cientistas, precisa encontrar seus pais, que foram raptados por pesquisar sobre uma poção mágica.

5. A Revolução em Paris

A Revolução em Paris

Cenas muito bonitas e bem filmadas acompanhando os dias que culminaram na Revolução Francesa. Sem se apegar a nenhum personagem, o filme acompanha homens e mulheres comuns lutando lado a lado de figuras históricas. Não é tão bom, mas é muito bonito.

Espero que algo muito semelhante aconteça com o governo Bolsonaro em breve.

FUJA QUE SÃO HORRÍVEIS

1. A Aparição
2. A Vida de Uma Mulher
3. Branca Como A Neve

#DESAFIOVARILUX

Se você é SAFADÃO que nem eu, pode ao invés disso, assistir todos os filmes na ordem, um por dia, por 50 dias. Daí tu vem aqui e comenta o que tu achou e quais seus favoritos.

Uma consideração sobre “Os Melhores Filmes do Festival Varilux 2020”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s