Laços, 2014 (Domenico Starnone)

laços-domenico-starnone

Tem imagens que são mais óbvias, iniciantes, que todo jovem ao tentar escrever poemas vai recorrer. É por isso que é tão comum encontrá-las por aí. A dualidade da palavra “nós”, que pode ser a primeira pessoa do plural ou um laço bem amarrado, é uma delas.

Tem aquela música da Fresno, “são muitos enredos enrolados, embriagados, como nós”. E tanto a música quanto o livro de Starnone falam de relacionamentos que de tanto se enlaçarem, apertam-se, sufocam-se, e demandam um pouco de liberdade, um corte abrupto, que deixa marcas.

O livro fala sobre esse corte mas, principalmente, sobre essas marcas. Sobre um homem que arruma uma amante. Sobre uma família que fica pra trás.

Fala sobre como lidar com as vidas que abrimos mão.

Todos falam muito do amor, mas não se fala tanto do que o amor nos faz abrir mão. Quando escolhemos uma pessoa e constituímos uma família, renunciamos a uma infinidade de outras vidas possíveis. E cada um lida de uma maneira com essas renúncias, esses pequenos suicídios cotidianos.

Talvez porque traições sempre foram tão normalizadas, ou talvez porque a sociedade tenha tantos problemas em voltar os olhos para as contradições da monogamia, esse campo obscuro que sempre gera uma discussão superficial entre sentimento e razão.

Um homem em Nápoles quis viver a vida sem renúncias e sem vergonha, e olha só o que isso causou.

\\

Domenico Starnone é casado com a tradutora – também italiana – Anita Raja, a qual, diz um jornalista do The New York Review, é o nome por trás do pseudônimo Elena Ferrante. “Dias de abandono”, da Ferrante, seria uma resposta a “Laços”, com o ponto de vista da mulher. Além de terem a mesma idade, também são ambas de Nápoles. Há quem diga, por outro lado, que é Ann Goldsten, tradutora da Editora de Ferrante.

\\

O prefácio é de Jhumpa Lahiri, autora inglesa que resenhei há alguns dias aqui no perfil. O livro dela que resenhei, por sua vez, tem prefácio de Starnone.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s