Origami Angel é uma banda de emo/indie punk de Washington, D.C., formada em 2017 por Ryland Heagy (vocalista e guitarrista) e Pat Doherty (baterista), que combinam elementos do pop punk, emo revival e math rock.
Conheci essa banda por meio da playlist “emo right now“. Há uma semana, lançaram um disco novo, “Feeling No Found”, que ainda não ouvi, pois quis começar pelo Somewhere City, de 2019. Os quase 50 milhões de streams nesse disco me chamaram a atenção.
Como é “Somewhere City” da Origami Angel
Começa com uma guitarrinha que nos lembra American Football imediatamente. A voz remete a Copeland. Mas essa vibe dura pouco tempo. Logo a música evolui para uma paulada dançante. Uma ponte orientada pela guitarrinha que marca definitivamente o estilo midwest emo da banda nos leva até a gritaria final.
O disco começa bem demais. Duas músicas excelentes que já mostram o potencial da banda tanto pra melancolia, quanto pro rock dançante ou gritado. As letras criam a cidade utópica de Somewhere City, esse lugar onde coisas boas acontecem e as pessoas se divertem.
“The Title Track” apresenta claramente o conceito em uma música jovem e divertida. “Às vezes a gente precisa se sentir vivo, então pegue suas coisas, vamos pra essa cidade em que tudo é legal e ninguém vai nos encontrar!”.
A Pitchfork descreveu Somewhere City como “incorporando o som do emo em 2019”, [ 13 ] e o Chicago Reader afirmou que “deu o tom para a próxima década do emo” e foi “um dos melhores álbuns emo de 2019”. [ 14 ]
Outros destaques são “Skeleton Key”, uma balada romântica, e “Find Your Throne”, uma música motivacional. “666 Flags” e “Doctor Whomst” são as pauleiras.