Foto: Thais Barros (Moodgate)
Na noite do dia 1º de Agosto de 2024, o Rio de Janeiro foi palco do Festival Polifonia, uma celebração nostálgica com os 25 anos de “Something To Write Home About”, o icônico álbum da banda americana The Get Up Kids, no Circo Voador. Para os fãs de emo e punk rock dos anos 90 e 2000, foi um evento carregado de memórias com as bandas Zander, Hateen e The Get Up Kids.
Hateen na Abertura
A banda Hateen fez um show burocrático e nostálgico. O público ainda era pequeno e poucas pessoas pareciam muito animadas. Diferente do guitarrista Fábio Sonrisal, que era o mais animado do quarteto. Tenho a impressão de que limitaram o volume dos instrumentos, pois foi um show de volume bem baixo. Algumas bandas gringas fazem isso com as bandas de abertura para terem um impacto maior ao subirem no palco.
Koala, sempre simpático, puxou coro dos principais hits da banda e ainda arriscou um cover de “Sentimental”, do Los Hermanos, que não parecia ter sido ensaiado e mesmo assim foi bonito.
Uma Noite de Revival Emo
Desde os primeiros acordes de “Holiday”, faixa de abertura do álbum e do show, ficou claro que a banda estava pronta para entregar uma apresentação fiel ao disco que marcou uma geração.
O público, que agora havia crescido e era composto exclusivamente de pessoas na faixa dos 30-40 anos, respondeu com um entusiasmo, cantando alto e pulando bastante nas mais animadas.
Performance Fiel e Burocrática
O vocalista Matt Pryor, de início, foi uma surpresa positiva, cantando com muita precisão e qualidade, sendo totalmente fiel ao disco em clássicos como “Action & Action”, “Valentine” e “I’m a Loner Dottie, a Rebel”.
Apesar da evidente qualidade técnica, a banda não teve a menor vontade de realmente se conectar com o público, não interagia e quando o fazia era com comentários superficiais, como “obrigado” ou “queríamos ter vindo antes”.
Não interagiam sequer entre si, ficavam permanentemente parados em suas posições, tocando os acordes com a frieza de quem não queria estar ali.
Um dos bons momentos da noite foi a execução de “I’ll Catch You”, a principal balada do álbum. A luz suave que iluminava o palco e os celulares acesos no público criaram uma atmosfera gostosa.
Setlist Além do Álbum
Além das faixas de “Something To Write Home About”, o show do The Get Up Kids no Circo Voador presenteou o público com canções de diferentes fases da carreira. As pessoas conheciam bem pouco e observavam distraídos. Houve mais de animação nas músicas do último álbum, como “The Advocate” e “Walking on a Wire”.
Em algum momento desta última, um fã jogou um copo de cerveja em Matt Pryor, que ficou visivelmente irritado. Com o semblante pesado, tocou rapidamente os últimos acordes e saiu do palco sem se despedir.
Toda a banda seguiu a toada do vocalista, saindo sem uma interação calorosa, e aliviados por terem terminado aquela que parecia uma tarefa onerosa e enfadonha para eles.
Setlist
Something to Write Home About
Holiday
Action & Action
Valentine
Red Letter Day
Out of Reach
Ten Minutes
The Company Dime
My Apology
I’m a Loner Dottie, a Rebel
Long Goodnight
Close to Home
I’ll Catch You
Encore:
Central Standard Time
Mass Pike
Forgive and Forget
Stay Gold, Ponyboy
The Advocate
One Year Later
Don’t Hate Me
Walking on a Wire