warped-tour-brasil

Nos últimos dias, circulam informações sobre uma possível edição da Warped Tour no Brasil, na esteira de eventos como a I Wanna Be Tour, que mobilizou os emos de várias partes do Brasil.

Sonho de todos que gostavam de pop punk na década de 2000, a Warped Tour está de volta em uma edição comemorativa de 30 anos. Vamos conhecer um pouco mais sobre a turnê e entender esses boatos?

O que é a Warped Tour?

A Warped Tour é uma turnê itinerante que percorre os Estados Unidos e Canadá apresentando grandes nomes e artistas emergentes do cenário do rock. Desde a segunda edição, ela é patrocinada pela fabricante de calçados para skate Vans, sendo então chamada de Vans Warped Tour.

Criada em 1995 pelo produtor e empresário Kevin Lyman, a Warped Tour ganhou fama por reunir bandas de punk rock, hardcore, ska, pop punk e outros gêneros alternativos.

A ideia de Kevin Lyman era criar um evento que combinasse sua paixão pela música punk e a cultura de esportes radicais. “Eu queria algo que unisse esses dois mundos, onde as pessoas pudessem se divertir, descobrir novas bandas e se expressar livremente”, disse Lyman em uma entrevista.

A primeira edição da Warped Tour, realizada em 1995, contava com uma mescla de bandas de punk e hardcore e também de esportes de ação, como skate e BMX. Desde o início, o festival teve uma proposta acessível, com ingressos baratos e uma grande variedade de atrações.

Bandas que tocaram na Warped Tour

A Warped Tour se consolidou como o principal evento para fãs de música alternativa, especialmente adolescentes.

Estatisticamente, os números impressionam. Em seus primeiros 20 anos, o festival passou por mais de 800 cidades e teve mais de 1.700 bandas em seu lineup, incluindo grandes nomes como Green Day, Blink-182, Paramore, My Chemical Romance, e Fall Out Boy.

Em algumas edições, as vendas de ingressos ultrapassaram 500.000 por ano, consolidando a Warped Tour como um dos eventos mais bem-sucedidos da música independente.

Por que a Warped Tour acabou?

A Warped Tour chegou ao fim em 2018 após 24 anos de estrada. “Era hora de encerrar esse capítulo”, disse Lyman em uma entrevista, explicando que, após mais de duas décadas, o formato estava se tornando insustentável financeiramente e logisticamente.

“Viajar com um festival por tanto tempo e por tantas cidades ficou cada vez mais caro e desgastante. Manter o ritmo por mais de duas décadas começou a pesar para todos nós envolvidos.”

“A ‘Warped Tour‘ era 90% sobre a comunidade e 10% sobre o dinheiro, realmente era. E algumas pessoas, tenho certeza, dirão besteira, mas é verdade. Eu construí isso porque queria que as pessoas continuassem vindo para ver música ao vivo. Eu queria construir uma comunidade… E eu perdi isso, esse espírito foi tirado de mim por vários motivos.”

Warped Tour 2025: o retorno!

A Warped Tour voltará em 2025 com uma edição comemorativa de 30 anos. Quem garantiu foi o criador Kevin Lyman: “Temos algo no forno para 2025. Os detalhes devem estar prontos em algumas semanas”, declarou em entrevista à Pollstar.

As vendas começam nesta quarta-feira, 24, ainda sem o line-up divulgado e os ingressos custam em média 130 dólares.

Warped Tour no Brasil em 2025?

Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais o boato de uma possível edição da Warped Tour no Brasil em 2025, na esteira do sucesso da I Wanna Be Tour.

Em 2012, já havia o desejo de realizar uma edição no Brasil. Durante entrevista ao site Tenho Mais Discos Que Amigos, Paul Kersh, então gerente de estratégia de marketing e de novas mídias da Vans Shoes Company e da Vans Warped Tour, declarou:

“Com certeza é um desejo ir para a América do Sul e para o México! São muitas peças que precisam ser movidas para que isso aconteça. Nós estamos falando com promotores, procurando locais de shows no Brasil e no Chile, e também estamos olhando o México”

No entanto, a turnê nunca aconteceu. Com a confirmação do retorno em 2025, os boatos ganharam força. Um jornalista chegou a desmentir o boato, dizendo ter falado diretamente com o produtor. No entanto, ele deletou o tweet em seguida.

Ficamos na expectativa de mais informações.